Como você se sente fazendo parte desse grupo de familiares?
Me sinto aliviado, pois vejo que, como eu, tem pessoas com o mesmo objetivo, que é ver a recuperação de nossos entes queridos, assim tenho a chance de aprender como lidar com eles, ou seja trocar experiências, compartilhar dificuldades e trocar ideias.
Como você lida com a situação de ter um familiar envolvido com drogas?
Olha, não é fácil, no inicio foi complicado, fiquei sem ação, mas a medida que procurei profissionais da área, fui compreendendo o quanto é complexo e delicada a situação, assim à cada reunião vou absorvendo o máximo de informações oferecidas pela grupo de família.
Como você vê a figura CAPS-AD na vida familiar?
Há, eu vejo que é de suma importância na recuperação deles, pois quem quer realmente tratamento precisa deste espaço. Acredito que não só o dependente, mas também a família. Neste espaço onde é disponibiliza desde atendimento médico, psiquiatra, psicológico e as oficinas terapêuticas com os técnicos é muito importante.
Como você acha que a sociedade enxerga o usuário ou ex-usuário de Drogas?
A sociedade é preconceituosa, como eu já fui, até descobrir ou seja, que também fui acometido desta doença tendo um irmão que é dependente. Eu aprendi que não devemos julgar as pessoas sem saber o outro lado. ¨São seres humanos. Não são lixo¨. Temos sim que unirmos força para ajuda-los!
É sofrido, com certeza, mas não devemos dar as costas pra essa situação e sim temos que procurar compreender e ajudar da melhor maneira.
O que mudou na relação com o familiar dependente no Caps-ad?
Tenho visto o progresso na vida deles e também ficou mais transparentes as situações. Vejo e sinto as dificuldades deles e assim posso ajudar. E venho aqui para aprender o máximo a partilhar experiências nesse grupo de familiares.
Entrevista feita por Walcioney Pinheiro
Caps-ad Continente/2014
O GRUPO DE FAMÍLIA ACONTECE NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPS-AD CONTINENTE, ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 09:00 ÀS 10:00 HORAS.
PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PELO GRUPO ASSISTENTE SOCIAL JÉSSICA E TÉCNICA DE ENFERMAGEM CÁSSIA. O GRUPO É ABERTO, NÃO NECESSITA DE AGENDAMENTO PRÉVIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário