sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

! É o que há


Os Trajetos Culturais nos levaram no dia 13 de fevereiro de 2014 até o centro de Florianópolis, mais precisamente ao Centro Cultural Badesc. Este foi um retorno à esta casa de cultura que nos acolheu em 2013 e que novamente abre suas portas para seguimento desta parceria pelos caminhos da arte.

Fomos recebidos pela Coordenadora de Artes e Eventos, Margaret Waterkemper, que deu às Boas Vindas. Em seguida fomos conduzidos pela mediadora Lara que nos apresentou a casa histórica e a exposição ! é o que há.


UM POUCO DA HISTÓRIA E OBJETIVOS DA FUNDAÇÃO E SUA SEDE


Fundação Cultural BADESC foi criada através da Lei Estadual nº13.438/2005, e inaugurada em 28 de março de 2006, está instalada em uma das importantes edificações históricas de Florianópolis tombada pelo patrimônio municipal
Além de preservar essencial parcela da memória arquitetônica da cidade, o imóvel foi residência de um dos políticos mais influentes do Estado, Nereu de Oliveira Ramos, que chegou a ser presidente da República por um breve período de tempo.
A residência de aproximadamente 410 m² de área construída guarda princípios estéticos dos estilos eclético e arte decó. Sua construção data do final da década de 20, sendo uma homenagem do governador à sua filha Olga.
O casarão se tornou um ponto de encontro de intelectuais, profissionais ligados às várias vertentes da arte e da cultura catarinense, professores, artistas e público em geral, que frequentam o local em busca das diferentes atividades. Um café com espaço para performances musicais e teatrais, além de uma biblioteca com significativo acervo de autores catarinenses, também fazem parte das muitas opções oferecidas ao público. É um espaço transdisciplinar, um universo que valoriza o artista e todas as formas de arte e cultura. Também proporciona diversas combinações e interligações dessas diferentes formas de fazer arte e propagar conhecimento.


A EXPOSIÇÃO

         ! é o que há - Exposição de peças de variadas linguagens de arte moderna e contemporânea. São 60 obras do acervo da agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc). Com curadoria de Fernando Boppré.





Mediadora : Lara 




O nosso muito obrigado Margaret Waterkemper, coordenadora de Artes e Eventos, a Lara mediadora artistica do espaço e ao Diretor Geral da Fundação Eneléo Alcides, que abriram as portas da Casa e nos receberam tão calorosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário