quarta-feira, 3 de julho de 2013

TRAJETOS CULTURAIS

Um outro olhar sobre a cidade, é com esta proposta que colocamos o pé na estrada e iniciamos hoje um novo projeto. Nesta primeira saída caminhamos pelo centro de Florianópolis até chegarmos ao prédio da Fundação Cultural BADESC, onde fomos calorosamente recebidos pela Lucíla e Ana, responsáveis pelo Programa de Ação Educativa da Fundação, concretizando assim uma parceria de inclusão cultural por meio da linguagem da arte.


Hoje visitamos a exposição Litorâneas, do fotógrafo Catarinense Alessandro Gruetzmacher. Neste trabalho o artista faz um registro autoral do litoral de Santa Catarina e exibe uma memória silenciosa da costa. Aliás, memórias foram provocadas neste contato com as fotografias, despertando grande interesse e entusiasmo de todos os participantes, que reviveram numa roda de conversa as lembranças da infância e da sua relação com o mar.

Exposição: Alessandro Gruetzmacher, Litorâneas
Nossas anfitriãs, Lucila (dir) e Ana (esq)






Mas o melhor ainda estava por vir, como parte da proposta educativa, a Lucila e Ana prepararam uma atividade de construção artística, onde pudemos fazer uma releitura da exposição, produzindo nossa própria arte através de técnicas de colagem, desenho e pintura. O resultado desta intervenção pode ser admirado numa "exposição" nossa no final da tarde, Emocionante!








Parada para o lanche, porque a inspiração precisa ser alimentada


A "Nossa Exposição"













Até a próxima!


5 comentários:

  1. O passeio foi muito interessante.O conhecimento cultural começou no trajeto, mostrando um pouco da história da cidade, através das igrejas e espaços culturais (Teatro Álvaro de Carvalho - TAC).

    Paulo Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, adorei a sua obra de arte.

      Renata

      Excluir
  2. Foi uma ótima experiència. Adorei!

    Luzinete

    ResponderExcluir
  3. Foi muito interessante a experiência do passeio.

    Michael

    ResponderExcluir
  4. legal o dia que passamos no espaço cultural do badesc foi massa espero que tenha outra espaço desses valeu

    ResponderExcluir