quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Luta


“Considero valente aquele que supera seus desejos em vez daquele que conquista seus inimigos, pois a mais árdua vitória é sobre si mesmo.”


Esta frase de Aristóteles, filósofo grego que viveu nos anos 350 a.C., nos mostra como é difícil a luta contra nossos desejos. O vício em alguma substância gera um desejo incontrolável de usá-la, não é a toa que a palavra “adicto” provém do latim “addictum” que significa escravo. O que nos leva a admitir que somos escravos dos nossos desejos.
Quando Aristóteles diz que a mais árdua vitória é sobre si mesmo, demonstra o quanto precisamos de sua ajuda e compreensão.
Aqueles que estão em tratamento no CAPS Ad Continente, entre os quais me incluo estão aprendendo como refrear seus desejos e sentem na carne e na alma o quanto Aristóteles tinha razão. Estamos aqui porque compreendemos que sozinhos seremos derrotados.
E se você que está lendo este artigo se perguntar: como posso ajudar? A resposta talvez esteja nesta última frase:
Não nos olhe como uma mancha negra na suposta alvura de sua arquitetura social, e sim empreste-nos cores para que possamos nos tornar uma obra de arte, capazes de trazer para esta luta outros como nós que ainda não se deram conta das algemas invisíveis que carregam.

Paulo Lerina

Nenhum comentário:

Postar um comentário