sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CORPOS INVISÍVEIS



Na tarde do dia 25 de setembro de 2014, realizamos um passeio cultural a Galeria HELENA FRETTA, visitando a exposição intitulada CORPOS INVISÍVEIS de JORGE MARINHO,  onde podemos nos encantar com o trabalho realizado com as esculturas em vidro e cristal, os detalhes das peças e a inspiração do artista. 
Com muita satisfação gostaríamos de deixar nosso agradecimento pela receptividade e oportunidade disponibilizada. 




sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O CAPS-AD NA MINHA VIDA


Participo do grupo Blog Nossa Voz, nas sextas feiras pela manhã no Caps ad continente. Através deste tivemos a oportunidade de acessar o blog da casa de apoio algumas vezes, onde eu e alguns colegas podemos curtir mensagens que eu havia postado ali.

Estou hoje morando na Casa de Apoio, onde como o próprio nome diz, recebo o apoio necessário para minha sobrevivência como ser humano.

Estou hoje vivo, depois de ter visto a morte na rua graças à abordagem de rua, ao Caps ad continente que me recebeu e finalmente a casa de apoio juntamente com o meu impulso de vida que existe dentro de mim e a minha boa vontade que fez extrair ela lá do meu interior como o último suspiro que milagrosamente ainda deu certo.

Tudo foi um conjunto. Porém para que a manutenção de tudo isto aconteça e eu continue vivo e mais, limpo da cachaça e das demais drogas é necessário o tratamento, a recuperação da dependência química instalada.

Nunca poderia deixar de me lembrar desta ferramenta que hoje me proporciona as sensações e as transformações na minha vida. Tem me proporcionado a oportunidade de utilizá-la com o comprometimento pela minha vida, minha recuperação, que hoje tenho em primeiro lugar.

Na verdade não existe jogo como na mesquinhez. Revejo qualquer desculpa ou motivo que possa me tentar desviar do caminho e vejo que não existe uma em se tratando da minha vida.

Tenho pernas no tamanho do meu passo. Meu projeto no Caps é do tamanho da minha necessidade. Me mantém vivo e limpo hoje.

Nas atividades do Caps tenho aprendido, relembrado e me trabalhado. Sentimentos, relaxamento e prevenção. O básico.

Penso que está sendo o meu momento, tenho despertado depois de trinta anos de adicção para a realidade da minha doença como nunca e isto está fazendo com que eu me sinta livre e dono das minhas possibilidades. Sinto-me dono do meu momento.

Através do meu amadurecimento sei o que devo fazer. Onde buscar ajuda.

Volto á dizer:A dor ensina à gemer.

Vejo o Caps como uma escola, com uma única sala de aula, na qual alunos de diferentes níveis se encontram e se igualam, ou pelo menos alguns com o orgulho ainda tentam. Os que estão no primeiro ano convivem com os que estão na faculdade, no orgulho e na humildade existe a proposta do equilíbrio como ensinamento. Serenidade, coragem e sabedoria.


 Alexandre Bandarra

Vídeo Institucional das Atividades Terapêuticas realizadas no Caps-ad Continente




sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Sol é Minha Energia. 

O sol mesmo que entre as nuvens é uma fonte de energia que brilhará para sempre.
Tristeza da minha solidão noturna, só o criador com a fé que tenho pode acabar.
Aí este sol estará sempre comigo. 
O único remédio para a solidão é aprender viver com ela, a dor é grande, mas aos poucos se tornará pequena. 
Para isso tem que acreditar olhando durante o sol nascer até ele raiar, na nossa altura, neste momento podemos, eu, nós, podemos dizer: Vale a pena Viver, sempre que brilhará demais, será  um novo dia. 

Olívio Ouriques - Caps-ad Continente

TRAJETOS CULTURAIS: Galeria Vecchietti

Experimentos criativos que unem ciência, bom humor e arte, esta é a proposta da Exposição "Feira de Ciências - Acelerando as partículas da criação", aberta a visitação até o dia 12 de setembro, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti.

A caravana dos Trajetos Culturais foi recebida no dia 28/08/14 pela Lena, coordenadora do espaço, redescobrindo o prazer de circular por entre trabalhos que remontam as tradicionais Feira de Ciências organizadas nas escolas. A exposição reúne o trabalho de dez artistas, Diego de los Campos, Lara Montechio, Bruno Bachmann, Leandro Lopes, Lengo Noronha, Luiza Arantes Nasser, Jonas Esteves de Bem, Guto Lacaz, Maurício Muniz e Michael Duarte, que através da arte contemporânea brinca com as memórias e criatividade dos visitantes, numa proposta de interação onde as obras podem ser tocas e experimentadas, convidando o público a também produzir arte e ciência. 

Nesta brincadeira pudemos construir aviões de papel, desenhar com canetas vibratórias, desenhos que depois passam a fazer parte da exposição ao serem fixados no mural. Nosso colega Walcioney deixou também sua contribuição ao construir um experimento que desafia as leis da gravidade, conseguiu equilibrar dois garfos na ponta de uma agulha no topo de uma garrafa de vinagre. Veja este experimento e outras imagens da visitação na nossa galeria:

Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
Fonte: (http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes/index.php?cms=galeria+municipal+de+arte+pedro+paulo+vecchietti&menu=6)






Bruxaria ou Equilíbrio
Autor: Walcioney


Mercado Público em restauração, no caminho entre o terminal e a Galeria, arte também nas ruas

Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
Endereço: Praça 15 de Novembro, nº180 - Centro
                Esquina com a Rua Tiradentes
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
Entrada Gratuita!
Contato: (48) 3228-6821