sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dia da Luta Antimanicomial é destaque no site da PMF

O evento Comemorativo do dia Nacional da Luta Antimanicomial realizado no dia 20/05/14 foi destaque no site da Prefeitura de Florianópolis, dando maior visibilidade para nossa luta!

Abaixo segue reprodução da matéria publicada pela PMF.

22/05/2014 - Saúde
Comemoração da Luta Antimanicomial foi um sucesso
Música dança e artes plásticas foram os ingredientes desse dia

foto/divulgação: Divulgação

Abertura do evento
O dia da Luta Antimanicomial foi celebrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, através da Gerência de CAPS (Centro de Assistência Psicossocial), na terça-feira (20), no parque da Luz. O evento durou todo o dia e contou com oficinas, atividades e muita alegria, reunindo funcionários das quatro unidades de CAPS, além dos usuários, familiares e pessoas da comunidade.
"Nosso trabalho na área da saúde mental é procurar incluir e humanizar o tratamento. Nosso SUS é para todos!", disse o secretário municipal da Saúde, Carlos Daniel Moutinho Jr.

O objetivo do encontro foi dar visibilidade e informar à comunidade sobre o dia da Luta Antimanicomial,  comemorado nacionalmente no dia 18 de maio. A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário da Saúde, da gerente de CAPS, Sonia Saraiva, de representantes da Secretaria de Estado da Saúde e de, como representante da associação dos usuários, Ana Angélica.

A programação foi repleta de arte do início ao fim, com oficinas com crianças, Contato e Improvisação, pintura de Mandalas, Tie Dye (tingimento em tecido), espetáculo teatral e musical, além de um lanche coletivo.

A comemoração traz em sua essência a luta em defesa dos direitos das pessoas acometidas por transtornos mentais e convida a sociedade a reconhecer, acolher e respeitar a singularidade das experiências de quem vivencia algum tipo de sofrimento psíquico.

A Lei 10.216  redireciona a assistência em saúde mental, privilegiando o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária e dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais. Desde então, muitos foram os avanços no cuidado às pessoas com transtornos mentais e com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

LOUCURAS NO PARQUE



O Parque da Luz, no Centro de Florianópolis, foi o cenário escolhido para as comemorações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial de 2014. Um momento de integração para os usuários dos quatro Centro de Atenção Psicossocial do município - CAPS Ponta do Coral, CAPS Infantil, CAPS Ad Continente e CAPS Ad Ilha.

Confira as fotos:

Abertura com o Secretário de Saúde de Florianópolis Daniel Moutinho

O mestre na Oficina de Percussão

Estande do CAPS Infantil

Estande do Ateliê de Artes do CAPS Ad Continente

Oficina de Pintura

sexta-feira, 16 de maio de 2014

DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL 2014


Os usuários, trabalhadores e gestores da Rede de Atenção Psicossocial do município de Florianópolis, através de sua Gerência de CAPS, convidam seus diversos parceiros institucionais e a comunidade em geral, para o evento Loucuras no Parque.

A proposta é celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial em um encontro festivo, que promova atividades esportivas, culturais e artísticas, cujo principal objetivo seja discutir e propor uma sociedade sem manicômios.
   
Através de um processo de construção coletiva, realizado com os quatro Centros de Atenção Psicossocial do município (CAPS AD Continente, CAPS AD Ilha, CAPS infantil e CAPS Ponta do Coral, optou-se por um evento que priorizasse a confraternização entre as diferentes instituições, serviços e atores sociais que lutam não só pela completa e efetiva reorientação do modelo de atenção à saúde mental no país, mas também por uma sociedade menos desigual e, ao mesmo tempo, mais disposta a conviver com as diferenças inerentes a cada pessoa.

Tendo em vista que, neste ano, o dia 18 de maio será em um domingo, optou-se pela realização da atividade no dia 20 de maio, terça-feira, das 10 às 16 horas, no Parque da Luz, no centro da cidade. Estão programados jogos, discussões, oficinas e apresentações culturais e artísticas.


Venha você também fazer parte dessa festa e da construção dessa nova sociedade!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

TRAJETOS CULTURAIS ABRIL

No mês de abril percorremos os caminhos da cidade nos Trajetos Culturais nos levando a duas exposições que se aproximam do Corpo Humano para contar nossa história.

Em 03/04 fomos até o Museu do Homem do Sambaqui, no Colégio Catarinense. Através as pesquisas do Padre João Alfredo Hohr conhemos um pouco dos nossos ancestrais, os primeiros habitantes de Santa Catarina que chegaram por aqui a mais de 3 mil anos. Nossos amontoados de conchas, os Sambaquis, guardam e revelam os vestígios dessa cultura.

A segunda saída foi no dia 24/04 quando visitamos a Exposição O Fantástico Corpo Humano, no Beiramar Shopping. Através de corpos humanos preservados através de tecnicas especiais fizemos uma viagem percorrendo nossos órgãos e sistemas de forma incrivelmente realista.

Veja as imagens e embarque também nesta viagem!

Exposição: O Fantástico Corpo Humano.
Fonte: http://fantasticocorpohumano.com.br



Museu do Homem do Sambaqui
Fonte: http://www.museudohomemdosambaqui.com.br/

Esqueleto humano encontrado nos Sítios Arqueológicos de SC

Peça de cerâmica original encontrada nos sambaquis 

Colégio Catarinense, sede do Museu do Homem do Sambaqui