domingo, 29 de dezembro de 2013

PASSE LIMPO NESTE FINAL DE ANO

Final de ano é uma época de festas, diversão e de vários riscos para abuso de álcool e outras drogas que podem alterar os sentidos. Para quem esta a procura ou num processo de mudança de vida e hábitos relacionados ao uso de substâncias algumas idéias podem ajudar a conseguir um final de ano mais saudável.

  • Fique atendo à companhias que estimulam o uso.
  • Evite lugares que você sabe que o acesso a substância que tem lhe trazido problemas é facilitado ou estimulado.
  • Planeje-se, busque companhias e atividades e diversões saudáveis. 
  • Não esqueça de ter sempre preservativo para uma relação segura.
  • Procure refletir sobre seus hábitos e o que você tem feito que não contribuiu para suas metas de vida a longo prazo. 
  • Reveja seus objetivos para o novo ano, estabeleça metas e ajuste o que for preciso para atingi-las.


Saiba que você é muito importante, valorize-se, dando-se a oportunidade de fazer um próximo ano melhor, com outras expectativas, valorizando seu auto-conhecimento.

FELIZ ANO NOVO!


sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

CONSTRUÇÃO DO FORNO A LENHA

Recebemos a professora e artesã Rita Guedes nos dias 11 e 12 de dezembro de 2013 para a realização de uma oficina com o propósito de construir o forno a lenha do Caps Ad continente. A oficina objetivou o trabalho em equipe, treinamento de novas habilidades e construção do próprio forno que vai propiciar a queima de objetos de argila confeccionados no Ateliê do Caps Ad, resignificar a experiência e relação com o fogo,  e trazer a possibilidade de geração de renda com a venda destes objetos de arte.

A oficina foi dividida em 2 encontros de 4 horas cada, onde foram utilizados tijolos de cerâmica, argila e areia na argamassa para a construção do forno.














CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Ao longo deste ano o Caps Ad Continente esteve de portas abertas acolhendo e estabelecendo vínculos positivos com todos que por aqui passaram. No dia 18 de dezembro de 2013 nos reunimos para confraternizar e festejar esta união, com uma programação marcada por diversas atividades. Destacou-se o Auto de Natal encenado por usuários, técnicos e familiares, num espetáculo de teatro, música e improvisação, que resultou numa bela apresentação que emocionou a todos os presentes. Abaixo segue o vídeo e fotos deste importante evento.



FOTOS do almoço de confraternização








Denise, Renata e Renyelle - Residentes de Porto Alegre que vieram visitar o Caps.


TRADICIONAL Bingo com os prêmios produzidos nas oficinas de artes e artesanato do Caps



sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Coral de 300 vozes se apresenta na Catedral nesta sexta



Nesta sexta-feira, 20/12/2013, a Catedral Metropolitana receberá mais uma projeção mapeada, uma apresentação de som e luz que permite criar ilusões visuais com a projeção de conteúdo temático. A projeção na igreja repetirá no sábado.

Após o espetáculo de luz e som, um grande coral promete surpreender e emocionar o público. O regente Robson Medeiros Vicente, maestro dos sete corais que formam as 300 vozes, será acompanhado por seis músicos e 11 solistas. O coral irá cantar e encenar toda a história do nascimento de Jesus desde as profecias até a chegada dos reis magos. Logo após haverá uma apresentação de músicas natalinas.

Queremos despertar não só o espírito natalino em todos, mas também dar convivência ao nosso Centro Histórico. Estamos muito satisfeitos com o retorno do público, a programação encanta quem passeia pela cidade“, disse a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista.

A programação faz parte do “Natal da Magia”, uma parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis.

Natal da Magia
A programação do Natal da Magia encerra no dia 23. Além da projeção mapeada, haverá o concerto de Natal com a Camerata Florianópolis e Polyphonia Khorus.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Convite Festa de Confraternização

Presépio confeccionado em cerâmica nas oficinas de artes do Caps


CAPSad Continente convida dos os usuários do serviço e seus familiares para a tradicional Festa de Confraternização de Final de Ano a ser realizada na quarta-feira, 18 de dezembro de 2013, a partir das 10:30h. Teremos a encenação do Auto de Natal e outras atrações. Não Perca!


sábado, 14 de dezembro de 2013

Mensagem de Fernanda e Francisco



Em 2013 tivemos a oportunidade de realizar estágio obrigatório de psicologia no CAPSad Continente. Foi uma experiência muito importante para nossa formação pessoal e acadêmica. Poder participar da história de vida dos usuários do CAPSad e vivenciar de perto seus tratamentos e suas conquistas possibilitou, primeiramente, nos conhecer melhor, e principalmente mostrou o quanto os seres humanos podem sempre aprender, aprimorar-se e alcançar seus sonhos, mesmo diante de dificuldades. Foi muito gratificante poder participar dos projetos terapêuticos, das atividades e oficinas sabendo que nossas ações estavam sendo importantes para ajudar na caminhada dos usuários ao mesmo tempo em que participar de suas histórias estava sendo igualmente importante para nós enquanto sujeitos e estudantes de psicologia. Desejamos a todos força e perseverança para continuarem lutando por seus objetivos e agradecemos por poder ter feito parte de suas histórias.

"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado."  Roberto Shinyashiki 

Francisco Bissoli Neto e Fernanda Lopes

Equipe Caps ad Continente e ao centro Fernanda e Francisco

Nosso obrigado também ao trabalho de acolhimento e atenção realizado ao longo deste ano por vocês, Fernanda e Francisco! Boas Festas e até breve!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Moradores de rua são alvo de protesto em Florianópolis

Temos acompanhado nos últimos as notícias dias relacionadas aos protestos contra a população em situação de rua na Praia de Canasvieiras. Chama a atenção a falta de humanidade para lidar com um problema social que vêm se agravando a cada ano. "Limpar" a praia para turista ver é ignorar que estamos falando de gente, de cidadãos, de sujeitos que merecem, no mínimo consideração. Maquiar a cidade, pintá-la de branco e dourado não resolve os problemas humanos e sociais que enfrentados no cotidiano. Como a cidade pode lidar com esta problemática de forma consciente e responsável?

Abaixo segue matéria publicada no site da Revista Fórum apresentando os protestos. Vale uma leitura crítica e abertura de discussão sobre o tema!


Habitantes da praia da Canasvieiras, preocupados com o turismo local, pedem saída de pessoas em situação de rua. “Não podemos deixar esta situação se agravar, porque junto vem a sujeira, as drogas, os desentendimentos e até os homicídios”
Por Igor Carvalho

Moradores de rua são alvo de protesto em Florianópolis (Foto: Sebastian/Flickr)
Segurando cartazes como “Não precisamos de mendigos: Fora!”, moradores da região da praia da Canasvieiras, em Florianópolis, protestaram contra a presença de pessoas em situação de rua na cidade.
A praia é uma das preferidas de turistas argentinos, que costumam lotar os hotéis da região e o turismo é a principal preocupação dos “incomodados”. “Estamos tentando limpar a praia para a chegada do turista. Isso está queimando nossa imagem”, afirmou Luciana da Silva, uma das organizadoras do protesto, àFolha de S. Paulo.
No blogue SOS Canasvieiras, organizado por moradores da região, em um texto intitulado “Turismo Insustentável”, os insatisfeitos desfilam uma série de argumentos para que se expulse a população de rua da região. “Não podemos deixar esta situação se agravar, porque junto vem a sujeira, as drogas, os desentendimentos e até os homicídios, comprometendo a nossa qualidade de vida e a fama negativa perante o Brasil e o mundo”, afirma o autor.
Em outro trecho, a preocupação com a “vocação pelo turismo” do bairro é lembrada. “Mas não é este tipo de turistas [moradores de rua] que precisamos e queremos, nem na baixa temporada, nem na temporada de verão”. Para encerrar, o autor exalta a cobertura por parte da imprensa. “Até a grande mídia tem noticiado o “descarte” de seres humanos, ditos mendigos, aqui em Canasvieiras.”
“Importação”
Sites de notícias locais, como o Tudo Sobre Floripa, noticiam uma “suposta importação de  mendigos”. “Segundo o secretario Alessandro Balbi Abreu, a denúncia partiu de um morador do local. Ele contou que a prefeitura de Balneário Camboriú, no litoral Norte, teria despejado mendigos daquela cidade em Canasvieiras”, diz a reportagem.
Folha de S. Paulo afirma ter flagrado, durante a manifestação, um cartaz que reclamava da “importação” de pessoas em situação de rua, motivado pelas: “Balneário Camboriú, para de jogar mendigos na nossa praia (que vergonha)”.
O caso da “suposta importação” deve ser alvo de uma “abordagem” do Ministério Público e da Polícia Militar para se descobrir a origem dessas pessoas em situação de rua. Em entrevista ao Tudo Sobre Floripa, o secretário municipal de Assistência Social de Florianópolis, Alessandro Balbi Abreu, demonstrou preocupação. “O problema é que eles não querem ser ajudados, porque essa época é muito rentável pra eles.”

Moradores de rua são alvo de protesto em Florianópolis: "Não precisamos de mendigos: Fora!" - Revista Fórum | Revista Fórum

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

BOAS PRÁTICAS

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SMS) realizou no último dia 03 de dezembro de 2013, no auditório da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, a 2ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde – Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção à Saúde.

Esse evento tem como objetivo promover a visibilidade, continuidade e sustentabilidade das Boas Práticas em Saúde, desenvolvidas no âmbito da SMS, com vistas à integração dos trabalhadores e melhoria na qualidade dos serviços prestados.

O Blog Nossa Voz esteve representado neste evento na forma de Banner, inscrito para divulgar as boas práticas desenvolvidas no CAPSad Continente. Além do blog, outra prática também inscrita foi os Trajetos Culturais. Estes são dois exemplos das muitas atividades desenvolvidas ao longo do ano no nosso CAPSad, com isso pretendemos dar maior visibilidade aos serviços oferecidos para que outros cidadãos possam conhecer e acessar a este local de tratamento.

Mesa de encerramento do Evento realizado no auditório da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Foto: Lucas/Planejamento)

Participantes conhecendo o Blog através do Banner durante o evento

Marion de Martino, Arte Educadora, recebendo do Secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Daniel Moutinho, o certificado de participação pela prática "Trajetos Culturais".

Psicólogo Edemir Nascimento recebendo do Secretário de Saúde o certificado de participação pelo Blog Nossa Voz 

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PASSEIO TERAPÊUTICO: PALMAS

Realizado em 28/11/2013 na praia de Palmas, Governador Celso Ramos.
Veja as imagens deste dia incrível:








Fomos recebidos pelo Edson e Nogueira, do corpo de Bombeiros, responsáveis pelo trabalho de salva-vidas na região da praia de Palmas. Numa ação educativa sobre segurança no mar, nos explicaram os perigos das correntes de retorno e estratégias de como sair das mesmas. Além disso fizeram uma demonstração de um resgate no mar com a ajuda de um Jet Ski.
Nosso grande obrigado a estes dois profissionais!














sexta-feira, 22 de novembro de 2013

TRAJETO CULTURAL: MASC

Visita ao Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) realizada em 21/11/2013. Acompanhe as imagens:





sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Entrevista com a Dra. Luiza, residente em psiquiatria


Como é realizado a residência em psiquiatria dentro do Caps?
O residente trabalha por 6 meses fazendo 3 turnos por semana. Nestes turnos é feito o acompanhamento dos pacientes, as avaliações médicas e psiquiátricas.

Como tem sido esta experiência com o residente no Caps?
Acho importante a participação do residente no Caps pois possibilita além da avaliação psiquiátrica o acompanhamento de um tratamento multiprofissional para os pacientes.

Qual a sua visão do tratamento realizado no Caps?

Ampliei, minha visão com relação ao tratamento da dependência química, observei na prática que o tratamento não depende apenas da parte química e médica mas também da questão social e cultural.

Entrevista com Viviane, técnica em enfermagem

Viviane, junto com a Maricota do Caps durante a festa Julina 2013

Como é realizado o trabalho de técnico em enfermagem no Caps?
São desempenhadas as funções de enfermagem como aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, curativos, ou seja, os cuidados básicos em enfermagem.

Qual a importância do tratamento psicossocial para a saúde física dos pacientes?
É muito importante pois muitos pacientes chegam ao Caps com a saúde debilitada devido ao uso de álcool e substancias químicas, e ao ingressar no tratamento passam por uma avaliação médica detalhada, o que permite um tratamento mais adequado para cada caso.

Qual o aprendizado que você tira do seu trabalho no Caps?

O aprendizado profissional no Caps é constante, pois diferente das unidades básicas de saúde, no Caps o profissional tem mais interação e convivência com o paciente, permitindo a ele uma compreensão maio de cada caso ou situação.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

HOMENAGEM AO PSICÓLOGO EDEMIR NASCIMENTO

O que determina o sucesso das pessoas nos locais onde trabalha é a dedicação e eficiência com que conduzem suas atividades profissionais e a honestidade que empregam na realização de suas tarefas. Todas essas qualidades encontramos na maneira com que executa o seu trabalho.  Essa mensagem é uma justa homenagem que prestamos por ocasião do seu aniversário, mas serve-nos também para lembrar da importância que você tem para todos nós. Que a felicidade seja constante em sua vida e a vitória uma certeza! Feliz Aniversário!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Os trabalhos de artes no Caps por Marion De Martino




Arte Educadora Marion De Martino


Os  ateliês de Artes  do Centro de Atenção Psicossocial –AD Continente,  trabalham com a criatividade e invenção através das linguagens da Cerâmica, da Pintura e do Desenho terapêutico.

No ateliê de arte os participantes exercitam as  linguagens  artísticas através de caminhos que valorizam  o campo das  sensações tácteis e visuais desencadeando o contato com o universo dos símbolos  e sensações.O trabalho promove a expressão através de uma perspectiva artística cujos desafios e desejos  manifestados através da arte auxiliam na percepção acerca de uma consciência individual e coletiva.

A arte  auxilia em vários aspectos no projeto terapêutico destinado a dependentes químicos, como:  a aliviar a  ansiedade e a monitorar a conversa consigo mesmo; enquanto  a pessoa  resolve  situações    associados à forma, à cor e  à tridimensionalidade, tem a oportunidade de elaborar seus conteúdos internos e tornar possível  o desvendar   de uma gama de potencialidades criativas . As decisões em torno das opções associadas ao escopo artístico remetem os participantes das oficinas de arte ao exercício de tornarem-se protagonistas de suas próprias escolhas no âmbito da vida. A arte neste sentido pode funcionar como um microcosmo onde a autonomia é exercitada e que posteriormente pode vir a fortalecer atitudes  autônomas  tanto própria na esfera social. 

Parte dos encontros de artes  é realizada no âmbito exterior ao CAPS,  na visita: a centros culturais,  a museus e galerias situadas na cidade. Estes trajetos culturais possibilitam uma imersão na paisagem urbana  e resignificação das  vivências da urbe. Através de mapeamentos culturais  a ação educativa valoriza o protagonismo coletivo de ressocialização na ocupação dos espaços públicos.   

Nos encontros de artes  dos ateliês do CAPS-AD,   procura-se gerar uma atmosfera de harmonia e atenção para que através da introspecção no trabalho de arte, a pessoa entre em contato com o  desafio presente  e tenha a oportunidade de lidar criativamente com  ele. O trabalho propõe uma prática meditativa cujo silêncio vivenciado coletivamente torna possível uma  interiorização compartilhada através da  pintura de formas concêntricas e mandalas , da  cerâmica  manual e  de torno ,   como também do  processo de composição de murais,  das técnicas de mosaico.  O mosaico  por exemplo, estabelece relações com os fragmentos, pedaços e cacos de uma cerâmica partida recolocada, remontada  conferindo através da forma uma dignidade à matéria pode-se fazer um paralelo  com reinvenção dos fragmentos vividos  e ressignificação da própria vida. No processo de cura as  práticas artísticas  ajudam que a pessoa   entre em contato  com o  núcleo mais profundo do ser  e suas potencialidades implícitas.

Uma mensagem para as pessoas que queiram ou estejam em dúvida de iniciar seu tratamento contra o uso de drogas:
As pessoas não são só os seus problemas,  as pessoas se defrontam com situações desafiadoras da vida para conhecerem melhor a si mesmos e  ao mundo de uma forma nova, terem uma experiência se superação   das intenções para o futuro e  passo a passo  da reconfiguração da trajetória de vida.


As Obras de arte na visão dos artistas do Caps, fotografias realizadas em 30/09/2013: